Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Herdade do Esporão

Desportos Náuticos
27-Jan-2008

As características do Grande Lago oferecem condições especiais para prática de actividade náuticas, ligadas ao Desporto ou ao simples lazer. Importa portanto, que sejam objecto de atenção particular no sentido de virem a ser desenvolvidas em boas condições e capazes de atrair muitos praticantes.

Estão consideradas como actividades de interesse:
- Remo
- A motonáutica (excepto motas de água)
- Ski aquático
- Canoagem
- kitesurf
- Windsurf
- A vela
- A pesca ao Achigã
- etc…

Foram já iniciadas de motonáutica e da pesca ao achigã, na perspectiva de se criarem eventos próprios “ Terras do Grande Lago – Alqueva” visando promover essas actividades como factores de atracção.

  desportos_nauticos1.jpg


As outras actividades enunciadas serão igualmente incentivadas a, aqui, realizarem semelhantes eventos para que no curto prazo, um conjunto de actividades náuticas animem o Grande Lago, ao longo do ano.

 

  desportos_nauticos2.jpg


Apoios ao Centro Náutico

Na sequência do desenvolvimento das actividades Náuticas, o Grande Lago apresenta condições excepcionais para, aqui, se criarem as condições logísticas de apoio ao desporto náutico.

  desportos_nauticos3.jpg

 
O facto de não haver em Portugal, um centro integrado para o apoio ao desporto náutico, parece oportuno desenvolver esforços para a sua concretização. Assim em colaboração com o instituto do Desporto Português (IDP) e com as respectivas Federações, ir-se-ão iniciar os contactos com o objectivo de se criar um Centro Integrado de Apoio ao Desporto Náutico (CIADN).

  desportos_nauticos4.jpg

 
Dado que o projecto de criação de um destino turístico para as “Terras do Grande Lago – Alqueva” passa muito pela dinamização das Aldeias Ribeirinhas, que constituem já uma importante base logística, este centro poderá ficar agregado a uma delas. Esta solução tem muitas vantagens, das quais se destacam: a existência de infra-estruturas de saneamento, energia, água, acessibilidades. Equipamentos culturais e sociais, logística económica, etc. Além disso, a proximidade da água é perfeitamente compatível com as exigências deste centro, que deverá ter as seguintes valências: formação, treino, estágios e competição.

No que concerne à constituição, organização e gestão do centro, será objecto de um estudo de viabilidade pela Gestalqueva em colaboração com a IDP e as federações que vierem a aderir ao projecto.

 
             
Eperas
Coloque a sua publicidade aqui
Iskandar
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
Alentoner, Consumíveis Informáticos
Pastelinhos Safara
Herdade dos Coteis
DN Automóveis
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Alimentos Guadiana
Madeicor - Francisco Beirão
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
Baixo_Povoa_e_Helena
AMPEAI
Hotel Passagem do Sol - Moura
Luziana Noivas
D&F Cerejo, Lda
Break - Momentos Fantásticos
ABCPP
Câmara Municipal de Moura
Inside Lisbon Guest House