Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Herdade do Esporão

Outros
08-Jan-2008


Piscina Municipal

Com a chegada do Verão chega também a abertura da Piscina Municipal. Um lugar para todas as idades, construído em 1975, tem duas piscinas em que, a mais pequena, é a ideal para os mais novos aprenderem a perder o medo da água. A piscina maior tem 50 m de largura, cuja profundidade é progressiva desde 1m até aos 4m na zona onde há 3 pranchas para saltos .
Nas suas traseiras, existe uma área de mata muito agradável pela grande quantidade de sombra que os pinheiros oferecem. Para preencher o tempo, existem mesas onde pode aproveitar para um piquenique, jogos de cartas, ou até ler um livro. Há também mesas de Ping-Pong, campo de mini-Golf e uma caixa de areia para Volei. 
Pode passar pelo Bar onde sabe sempre bem comer ou beber algo. 

Piscina Municipal

Piscina Municipal
 


Pátio dos Rolins

Antiga oficina onde eram colocadas as ferraduras aos Cavalos que serviam de meio de transporte na época. Neste momento serve de recordação estando aberto ao público para ver as oficinas e materiais utilizados no processo de bem calçar o Cavalo.

Pátio dos Rolins
 

Pátio dos Rolins
 



Lápide e Praceta evocativa a José Coelho

Situado no antigo Largo da Feira, junto a supermercado Pingo Doce, é uma singela homenagem ao grande mourense, José Coelho, autor (sozinho ou em parceria com Leonardo Mendonça) de verdadeiros hinos de Moura como "Nossa Senhora do Carmo", "Moura Linda" ou "Adeus, minha linda Vila".

  Praceta José Coelho

  Lápide em homenagem a José Coelho


Ponte Romana

A época da denominação romana (sécs. III a.C. - V d.C.), teve grande importância em Moura: numerosas vilas e castros romanizados estão assinalados em todo o concelho. São abundantes os monumentos epigráficos e funerários.
É desse período a Ponte Romana sobre o rio Brenhas - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 33 587, de 27/03/1944 -que fazia parte da "Via Militar" que ligava Aruccitana (Moura) com Ébora (Évora). Esta mesma via é mencionada no Itenerário do Imperador António Pio.

  Ponte Romana

  Ponte Romana


Pelourinho

Localizada entre a Igreja São João Baptista e o Cine-Teatro Caridade, data de 1607 no reinado de D. Filipe II. Dotada de argolas onde se podia enforcar, rematada por ponta de ferro onde se espetavam as cabeças dos degolados, a ela se atavam os criminosos, expostos à irrisão pública ou condenados a açoites. Servia, pois, para exposição de criminosos e aplicação de penas impostas pela autoridade local e sua existência em vilas municipais ou cidades era sinónimo de autonomia administrativa nesse território, que abrangia o poder judicial e penal. Estes elementos de verdadeira importância para o concelho, eram cedidos através de UM FORAL e encontravam-se na sede daquele - Câmara Municipal, Cadeia e Pelourinho - estando o poder judicial figurado no Pelourinho. Segundo os anais de Moura, crê-se que o nosso Pelourinho só serviu uma vez, em 1808, para expor os restos do cadáver de uma vítima, que sem ser ouvida expiou às mãos do seu verdugo. 

  Pelourinho

Pelourinho
 


Fontanários e Chaminés

Devido à Grande Riqueza de Moura em Aquíferos subterrâneos, várias são as fontes existentes em toda a cidade. A bica de Santa Comba tem a data de 1891, no entanto, existem documentos que, em 1555, já referem esta fonte.
As chaminés, pelo seu lado, têm uma presença muito marcada na silhueta da cidade. Os vários tipos dividem-se em 3 categorias: chaminés de Escuta, salientes no prumo da fachada; chaminés de secção rectangular; chaminés de secção cilíndrica, com variantes de secção poligonal.

Fonte Santa Comba 

  Fonte das 3 Bicas

   

  Bica do Leão

  Fonte

   

  Chaminé Moura

  Chaminé Moura


 
             
Eperas
Coloque a sua publicidade aqui
Iskandar
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
Alentoner, Consumíveis Informáticos
Pastelinhos Safara
Herdade dos Coteis
DN Automóveis
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Alimentos Guadiana
Madeicor - Francisco Beirão
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
Baixo_Povoa_e_Helena
AMPEAI
Hotel Passagem do Sol - Moura
Luziana Noivas
D&F Cerejo, Lda
Break - Momentos Fantásticos
ABCPP
Câmara Municipal de Moura
Inside Lisbon Guest House