Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Tipi Lifestyle

Castelo
08-Jan-2008

Castelo de Moura

 

 Castelo de Moura

O Castelo de Moura encontra-se implantado na zona mais alta da Cidade, em posição inter-fluvial. Edificado sobre um castro pré-romano, numa zona intensamente ocupada pelo homem, constitui um importante repositório da História de Moura.
Detendo a classificação de Imóvel de Interesse Público, esta fortificação integra no seu recinto torres circulares e quadradas.

Do período Islâmico chegou até nós uma torre de taipa sobranceira ao edifício da Biblioteca Municipal, que terá sido construída no século XI ou XII. Dessa época é também a lápide que comemora a edificação de uma torre, mandada fazer por Almutadide Billahi, chefe de uma taifa em meados do século XI.

 Castelo de Moura

 Castelo de Moura

Após a reconquista definitiva que data de 1232, D. Dinis ordenou a reconstrução do Castelo sobre as ruínas do antigo, datando dessa campanha de obras a construção da Torre de Menagem.

No século XVI foi edificado o Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção integrando a Igreja de Santa Maria, outrora Mesquita, passando de Igreja Matriz a dependência do Mosteiro.
Três grandes nascentes brotam no Castelo e as mais importantes abastecem ainda a fonte de Santa Comba e a Fonte das Três Bicas. Aliás, a existência de vários mananciais de água com reconhecidas qualidades minero-medicinais tornaram possível a existência de termas em Moura desde 1899.

No século XVII é a vez da Guerra da Restauração impelir a um reforço da fortificação que foi adaptada ao tipo abaluartado, do ponto de vista militar mais eficiente. Na sequência desta Guerra, o Duque de Ossuna, depois de invadir a Vila em 1707, mandou destruir o Castelo, data que foi parcialmente destruída a Torre de Salúquia.

 Castelo de Moura

 Jardim de Moura

O grande sismo de 1755, a perda das funções militares da praça em 1805 e a exploração do salitre no recinto do Castelo com o consequente desmantelamento dos muros, vieram acelerar o estado de ruína deste monumento.

O Castelo de Moura e área envolvente, constitui a zona mais nobre da Cidade, pelo importante valor patrimonial e cultural de que é detentor apesar de se encontrar despojado das funções religiosas, habitacionais e defensivas que outrora conservou.

 Castelo de Moura

Castelo de Moura

   

 Castelo de Moura

 Castelo de Moura

   

 Castelo de Moura

 Castelo de Moura


 
             
Luziana Noivas
Pastelinhos Safara
Eperas
Alimentos Guadiana
Alentoner, Consumíveis Informáticos
Break - Momentos Fantásticos
Câmara Municipal de Moura
AMPEAI
Madeicor - Francisco Beirão
Iskandar
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
DN Automóveis
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Hotel Passagem do Sol - Moura
D&F Cerejo, Lda
ABCPP
Herdade dos Coteis
Coloque a sua publicidade aqui
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
Baixo_Povoa_e_Helena
Inside Lisbon Guest House