Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Tipi Lifestyle

Castelo
08-Jan-2008

Castelo de Moura

 

 Castelo de Moura

O Castelo de Moura encontra-se implantado na zona mais alta da Cidade, em posição inter-fluvial. Edificado sobre um castro pré-romano, numa zona intensamente ocupada pelo homem, constitui um importante repositório da História de Moura.
Detendo a classificação de Imóvel de Interesse Público, esta fortificação integra no seu recinto torres circulares e quadradas.

Do período Islâmico chegou até nós uma torre de taipa sobranceira ao edifício da Biblioteca Municipal, que terá sido construída no século XI ou XII. Dessa época é também a lápide que comemora a edificação de uma torre, mandada fazer por Almutadide Billahi, chefe de uma taifa em meados do século XI.

 Castelo de Moura

 Castelo de Moura

Após a reconquista definitiva que data de 1232, D. Dinis ordenou a reconstrução do Castelo sobre as ruínas do antigo, datando dessa campanha de obras a construção da Torre de Menagem.

No século XVI foi edificado o Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção integrando a Igreja de Santa Maria, outrora Mesquita, passando de Igreja Matriz a dependência do Mosteiro.
Três grandes nascentes brotam no Castelo e as mais importantes abastecem ainda a fonte de Santa Comba e a Fonte das Três Bicas. Aliás, a existência de vários mananciais de água com reconhecidas qualidades minero-medicinais tornaram possível a existência de termas em Moura desde 1899.

No século XVII é a vez da Guerra da Restauração impelir a um reforço da fortificação que foi adaptada ao tipo abaluartado, do ponto de vista militar mais eficiente. Na sequência desta Guerra, o Duque de Ossuna, depois de invadir a Vila em 1707, mandou destruir o Castelo, data que foi parcialmente destruída a Torre de Salúquia.

 Castelo de Moura

 Jardim de Moura

O grande sismo de 1755, a perda das funções militares da praça em 1805 e a exploração do salitre no recinto do Castelo com o consequente desmantelamento dos muros, vieram acelerar o estado de ruína deste monumento.

O Castelo de Moura e área envolvente, constitui a zona mais nobre da Cidade, pelo importante valor patrimonial e cultural de que é detentor apesar de se encontrar despojado das funções religiosas, habitacionais e defensivas que outrora conservou.

 Castelo de Moura

Castelo de Moura

   

 Castelo de Moura

 Castelo de Moura

   

 Castelo de Moura

 Castelo de Moura


 
             
AMPEAI
Eperas
Iskandar
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
Câmara Municipal de Moura
Pastelinhos Safara
Hotel Passagem do Sol - Moura
Break - Momentos Fantásticos
ABCPP
Luziana Noivas
D&F Cerejo, Lda
Alimentos Guadiana
Madeicor - Francisco Beirão
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Herdade dos Coteis
Alentoner, Consumíveis Informáticos
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
Baixo_Povoa_e_Helena
DN Automóveis
Coloque a sua publicidade aqui
Inside Lisbon Guest House