Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Tipi Lifestyle

Santo Amador
08-Jan-2008

 

 Brazão de Santo Amador

Rua da escola, 12
7875 – 255 Sto Amador
Tel/Fax : 285 89 41 34
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email


Concelho - Moura 
Área  - 72,63 km² 
População  -  456 habitantes
Densidade
-  6,3 hab/km² 

Situada a 12 km de Moura, sendo atravessada por 2 pequenas ribeiras, Ardila e Toutalga, que desaguam no Rio Guadiana. Ainda compõem a Freguesia os seguintes lugares e lugarejos: Courelas da Crujeira, Monte Limpo e Santo Amador.

 Igreja de Santo Amador

 Santo Amador

História

Santo Amador nasceu, tal como muitas localidades no Alentejo, devido a pequenos grupos de trabalhadores sazonais que se concentravam perto de uma das propriedades para a qual trabalhavam.

O nome, Santo Amador, surgiu devido a um sentimento religioso que atribuía às localidades, por vontade dos habitantes, o nome do Santo Padroeiro, neste caso Santo Amador. Sem qualquer alteração para o seu topónimo, foi recentemente descoberto pela Igreja que a imagem do santo venerado pelos habitantes de Santo Amador, não era o próprio, mas sim Santo Evaristo.

Com 456 habitantes Santo Amador é a freguesia com menos população do concelho.
À semelhança do restante concelho a economia baseia-se particularmente na agricultura, em especial na produção de cereais, e no comércio, do qual faz parte o artesanato de onde se destacam as cadeiras de buinho, os cestos de verga, a pintura alentejana e a latoaria em peças ornamentais.

De visita por terras de Santo Amador pode ver-se a Igreja Paroquial que data do séc. XVIII, embora o início da sua construção remonte os finais do séc. XVI, construída a tijolo e taipa tornam-na um monumento muito regional, o núcleo Museológico do Rio Ardila, o Porto de Santo Amador, os Moinhos do Rio Ardila e a gruta natural – Rocha Fria.

Santo Amador encontra-se equipada com a Casa do Povo de Santo Amador, a Escola Primária de Santo Amador, o Posto de Saúde, o Centro Cultural de Santo Amador, a Casa Mortuária, a ADASA – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental de Santo Amador e com a Extensão do Centro Social e Comunitário de Safara (IPSS).

No que toca a lazer encontra-se em Santo Amador a Associação de Caça, Pesca e Tiro da Freguesia de Santo Amador, Grupo Coral de Cantares Alentejanos e Grupo Desportivo de Santo Amador.

Quanto a tradições vive-se em Santo Amador a Festa em Honra de Santo Amador no primeiro fim-de-semana de Agosto, as Festas Tradicionais da Pinha e os Mastros de São João e o Mercado realizado quinzenalmente.

    Locais a Visitar

 Museu do Rio

 

 Onde Comer

      Onde Comer

  • Café "Rocha"
  • Café "Sol Nascente"

 Portal de Moura agradece toda a colaboração prestada pela Junta de Freguesia de Santo Amador.

 

Pastelinhos de Safara

Pinta Barris

Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos

Hotel Passagem do Sol - Moura

Moura: Luziana Noivas

Câmara Municipal de Moura
             
Break - Momentos Fantásticos
Baixo_Povoa_e_Helena
ABCPP
Alentoner, Consumíveis Informáticos
Eperas
Iskandar
Alimentos Guadiana
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
DN Automóveis
D&F Cerejo, Lda
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Hotel Passagem do Sol - Moura
Herdade dos Coteis
AMPEAI
Luziana Noivas
Câmara Municipal de Moura
Inside Lisbon Guest House
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
Pastelinhos Safara
Coloque a sua publicidade aqui
Madeicor - Francisco Beirão