Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Tipi Lifestyle

Santo da Aleixo da Restauração
08-Jan-2008

 

Brazão de Santo Aleixo da Restauração 

Concelho - Moura 
Área  - 179,53 km² 
População  -  842 habitantes
Densidade
-  4,7 hab/km² 

Rua do Juncalinho
7575 Santo Aleixo da Restauração
Tel : 285 96 51 22
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

 

Situada a 27 km de Moura, Santo Aleixo da Restauração faz fronteira com Espanha.

 Santo Aleixo da Restauração

 

História


A história de Santo Aleixo da Restauração perde-se no tempo crendo-se que a sua origem remonta 3 a 4 mil anos a.C. prova dada pelos vestígios existentes na região, como Antas ou Dolmens e pedras tanchadas. Ainda, relíquias do período paleolítico e neolítico foram encontrados levando a crer a existência desses povos na região.
 
Campo de Gamos, nome pelo qual era conhecido Santo Aleixo em 1252, era local de habitação de lavradores de Moura e Noudar. É em 1957 após publicação no Diário do Governo n.º 102 – I Série – de 3 de Maio que a freguesia de Santo Aleixo passa a denominar-se Santo Aleixo da Restauração, toponímia esta derivada ao facto de ser considerada uma aldeia heróica da restauração de Portugal aquando da Guerra da Aclamação.

Os censos de 2001 revelaram uma população de 842 habitantes, sendo uma das freguesias do concelho que demonstra maior mobilidade, o que traduz uma diminuição e envelhecimento dos seus residentes.
A agricultura (olivicultura) e a pecuária (pastorícia) são o sustento da economia base da freguesia de Santo Aleixo da Restauração. Como contributo para desenvolvimento desta economia está também o artesanato com especial relevo para rendas, bordados, cadeiras e sapataria.

Com uma história tão longínqua Santo Aleixo da restauração está repleto de monumentos que nos remontam para essa mesma história. Deste modo é possível encontrar a Igreja Matriz, o Convento da Tomina (em ruínas e local de difícil acesso), o Oblisco, Antas, a Fonte da arcada, a Capela de Santo António, a Capela da Negrita e a Igreja Paroquial de Santo Aleixo.

No que respeita a bens e serviço Santo Aleixo da restauração está equipada com Casa do Povo de Santo Aleixo da restauração, EB1 e EB2 de Santo Aleixo da Restauração, Correios, Posto de Medicamentos, Extensão de Saúde, Centro Paroquial e Social de Santo Aleixo da Restauração, Centro Cultural Arlindo Caldeira e Casa Mortuária. No que respeita ao lazer pode-se encontrar em Santo Aleixo o grupo musical “Os Restauradores”.

A Festa de Santo António no primeiro Domingo de Maio, a Festa de Santo Aleixo a 17 de Julho e a Festa da Tomina no último Domingo de Agosto são festividades realizadas anualmente em Santo Aleixo.

    Locais a Visitar

 Igreja de Santo Aleixo

Onde Comer

      Onde Comer

  • Café "O Gato"
  • Café "O Juncalinho"
  • Café "Pôr do Sol" 

O Portal de Moura agradece toda a colaboração prestada pela Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração.

 

Pastelinhos de Safara

Hotel Passagem do Sol - Moura

Pinta Barris

Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos

Câmara Municipal de Moura

Moura: Luziana Noivas
             
Inside Lisbon Guest House
Alimentos Guadiana
DN Automóveis
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
D&F Cerejo, Lda
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
AMPEAI
ABCPP
Hotel Passagem do Sol - Moura
Câmara Municipal de Moura
Break - Momentos Fantásticos
Pastelinhos Safara
Herdade dos Coteis
Iskandar
Madeicor - Francisco Beirão
Luziana Noivas
Alentoner, Consumíveis Informáticos
Baixo_Povoa_e_Helena
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Coloque a sua publicidade aqui
Eperas