Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Tipi Lifestyle

Safara
08-Jan-2008

 Brazão de Safara

Praça 25 de Abril, 7
7875 Safara
Tel : 285 93 54 15
Fax: 285 93 54 34
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email


Concelho - Moura 
Área  - 57,62 km² 
População  -  1 167 habitantes
Densidade
-  20,3 hab/km² 

Situada a 21 km de Moura, entre as ribeiras de Ardila e Murtigão a Norte e Nordeste e pela ribeira de Toutalga a Sul e Sudoeste.

Safara 

 Festas de Safara

História

A formação e ocupação humana de Safara surgiu na Idade do Ferro tendo deixado diversas marcas desse período, marcas essas deixadas também pelo povo Romano.

O topónimo “Safara” advém do povo árabe, igualmente ocupante destas terras em tempos, que a designaram assim devido à sua localização numa grande planície, e que significava “campina”.
Safara apresenta 1167 habitantes sendo a segunda maior freguesia rural do concelho a nível populacional, apesar de ser a freguesia com menor área.

O sector primário é o sector base da economia da freguesia nomeadamente a agricultura, a olivicultura e a pecuária. O artesanato é outro contributo para o desenvolvimento da economia que se baseia na cestaria, cadeiras de buinho, ferro forjado, rendas e bordados.

Safara é um local riquíssimo no que toca a património apresentando muita diversidade relacionada sobretudo com a religião. Assim é possível visitar a capela de Santana (séc. XVIII), a Capela de S. Sebastião (séc. XVI), a Cruz de Murteira (séc. XVII), o Castelo Velho de Safara (Idade do Ferro), a Ermida da Coroada (medieval), o Moinho da Caveirinha, o Moinho de Santa Marina, a Igreja de S. Sebastião, a Ermida de Santa Ana, a Ponte Romana e a Igreja Matriz. Este último edifício data de 1500, tendo a sua conclusão decorrido por volta de 1602. Com alguns elementos do estilo Manuelino, arcos góticos, soalhos de ladrilhos tijolados, com altares em obra de talha e uma localização numa praça no centro da povoação são elementos de uma beleza peculiar.

A freguesia de Safara tem ao dispor uma variedade de equipamentos como Casa do Povo de Safara, EB1/JI de Safara, Centro Social e Comunitário de Safara, Casa da Divina Providência de Safara, Farmácia, Extensão de Saúde, Correios, Posto da GNR e Sedes de Instituições Associativas como o Círculo Artístico Musical Safarense.

Realizam-se em Safara variadas festas em homenagem a diversos santos. Assim a 20 de Janeiro realiza-se a Festa de S. Sebastião, de 2 em 2 anos realizam-se as Festas da Semana Santa, conhecidas por Festas das Endoenças e de 22 a 25 de Julho as Festas de Santa Ana.

    Locais a Visitar

 Igreja Safara

Onde Comer

      Onde Comer

  • Restaurante "O Arcada"
  • Restaurante "Meia Bola"

O Portal de Moura agradece toda a colaboração prestada pela Junta de Freguesia de Safara.

 

Pastelinhos de Safara

Pinta Barris

Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos

Hotel Passagem do Sol - Moura

Moura: Luziana Noivas

Câmara Municipal de Moura
             
Break - Momentos Fantásticos
Baixo_Povoa_e_Helena
ABCPP
Alentoner, Consumíveis Informáticos
Eperas
Iskandar
Alimentos Guadiana
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
DN Automóveis
D&F Cerejo, Lda
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Hotel Passagem do Sol - Moura
Herdade dos Coteis
AMPEAI
Luziana Noivas
Câmara Municipal de Moura
Inside Lisbon Guest House
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
Pastelinhos Safara
Coloque a sua publicidade aqui
Madeicor - Francisco Beirão