Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Tipi Lifestyle

S. João Baptista
08-Jan-2008

 Brazão de São João Baptista


Praça Sacadura Cabral
7860 - 207 Moura
Tel: 285 252 134
       967 461 569
Fax: 285 251 598
http://www.jf-sjoaobaptista.pt/
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Concelho  -  Moura
Área  -  93,13 Km
²
População  -  4 747 habitantes
Densidade  -  51,0 hab/km² 

A Freguesia de São João Baptista, situada no coração da cidade de Moura,  surgiu no primitivo núcleo urbano da antiga "Arucitana" e cresceu com ela, acompanhando e vivendo ao longo dos séculos, as vicissitudes históricas que moldaram o carácter de uma cidade e de uma gente que luta para não perder o comboio do progresso.

 Freguesia de São João Baptista

 Castelo de Moura

 História

A fundação da capela em honra de S. João Baptista, ter-se-á ficado a dever à Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém, a qual foi introduzida em Portugal pelo Conde D. Henrique em 1113, sendo portanto, a mais antiga das Ordens que vieram ao nosso país e que tinha este Santo por padroeiro.
A paróquia de S. João teve o seu princípio e primitivo assento na Igreja de Santa Maria do Castelo, mas é com a construção da Igreja Matriz que se inicia a "vida" da freguesia de S. João Baptista. Utilizando a sacristia da igreja como sede foi aí que, durante centenas de anos e até aos primeiros deste século, se processou e decorreu toda a sua actividade administrativa.

Transitou posteriormente para uma casa sita na Rua das Molejas, transferindo-se nos anos 50 para um edifício na Rua 1º de Dezembro, nº 24, de onde saiu, no ano de 1960 para um prédio sito na Rua Conselheiro Augusto de Castro, onde permaneceu até ao ano de 1964.

No ano de 1968, ocorre nova mudança desta feita para o rés-do-chão do prédio legado à Câmara Municipal de Moura, pelo Dr. Marcelino Fialho Gomes, sito na Rua do Escalatrim, sendo partilhada até 1983 com a outra Junta da cidade até ao ano de 1983. O interesse em possuir uma sede e quadro de pessoal próprio, leva a Junta de então a diligenciar junto da Câmara um edifício para sua sede.

Depois de várias propostas é então solicitado o rés-do-chão do edifício da Repartição de Finanças, sito na Praça Sacadura Cabral, pedido a que a Câmara acedeu e a título de empréstimo colocou à sua disposição. Em reunião de Junta, realizada em 29 de Março de 1989, foi deliberado por unanimidade, adquirir o referido espaço pelo valor de 2 000 contos. No dia 26 de Abril foi feita a respectiva escritura, tendo constituído desde então e até ao presente a Sede desta Junta de Freguesia.

    Locais a Visitar

Igreja de São João Baptista 

 

O Portal de Moura agradece toda a colaboração prestada pela Junta de Freguesia de S. João Baptista - Moura.

 

Pastelinhos de Safara

Hotel Passagem do Sol - Moura

Pinta Barris

Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos

Câmara Municipal de Moura

Moura: Luziana Noivas
             
Inside Lisbon Guest House
Alimentos Guadiana
DN Automóveis
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
D&F Cerejo, Lda
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
AMPEAI
ABCPP
Hotel Passagem do Sol - Moura
Câmara Municipal de Moura
Break - Momentos Fantásticos
Pastelinhos Safara
Herdade dos Coteis
Iskandar
Madeicor - Francisco Beirão
Luziana Noivas
Alentoner, Consumíveis Informáticos
Baixo_Povoa_e_Helena
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Coloque a sua publicidade aqui
Eperas