Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Tipi Lifestyle

Moura: Museu Alberto Gordilho - Joalharia Contemporânea
17-Set-2015

Moura: Museu Alberto Gordilho - Joalharia ContemporâneaNo edifício oitocentista que fabricava sais medicinais, produzidos a partir das águas de Moura, mais tarde quartel dos bombeiros voluntários, função que cumpriu até 1988, irá ser instalado o Museu de Joalharia Alberto Gordillo – Joalharia Contemporânea.





Este museu, único no País, irá acolher um conjunto de 226 peças de Alberto Gordillo, de onde se destacam 12 esculturas em bronze, que compõem o conjunto “Jardim Imaginário”. O artista, natural de Moura, foi o pioneiro da joalharia contemporânea portuguesa, e a sua obra, agora imortalizada neste museu, constituiu uma inovação absoluta ao nível dos materiais e da sua plasticidade.

A ideia do museu teve início quando o designer e artista plástico Alberto Gordillo pôs à consideração da Câmara a possibilidade de doar à autarquia a sua colecção de joalharia, fundando um museu na sua terra natal, iniciativa que desde logo a Câmara Municipal de Moura acolheu com entusiasmo. De entre os trabalhos deste importante artista plástico destaca-se o famoso colar teia com 300 gramas de platina e 150 diamantes, elaborado em 1973 e exibido na Bolsa dos Diamantes de Londres e, mais tarde, no Museu do Traje.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
             
D&F Cerejo, Lda
Inside Lisbon Guest House
Alimentos Guadiana
JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
Madeicor - Francisco Beirão
DN Automóveis
Hotel Passagem do Sol - Moura
Luziana Noivas
ABCPP
AMPEAI
Câmara Municipal de Moura
SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
Herdade dos Coteis
Eperas
Baixo_Povoa_e_Helena
Break - Momentos Fantásticos
Alentoner, Consumíveis Informáticos
Iskandar
Pastelinhos Safara
Coloque a sua publicidade aqui
Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas