Portal de Moura

Água Castello

Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos

Tipi Lifestyle

A cidade
08-Jan-2008
Brazão de Moura 

Distrito - Beja 
Área  - 957,73 km² 
População  -  16 590 habitantes
Nº de Freguesias 
-  8
 

Situada no extremo oriental do Alentejo, na margem esquerda do Rio Guadiana, é delimitada, para oriente, por Espanha. É rodeada pelos concelhos de Barrancos, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Portel, Vidigueira e Serpa. Localiza-se a 58 km da Capital de Distrito (Beja), a 12 Km da Barragem de Alqueva, a 79 km de Évora, a 200 km de Lisboa e a 190 km de Sevilha.

É constituída por 8 Freguesias sendo elas:

 

 Mapa  
  • S. João Baptista (Moura)
  • Santo Agostinho (Moura)
  • Amareleja
  • Póvoa de São Miguel
  • Sobral da Adiça
  • Santo Aleixo da Restauração
  • Safara
  • Santo Amador   
  •  

    Nas palavras de Joaquim Costa, um poeta da cidade, Moura é um "Oásis verdejante" no seio de um mar de "searas douradas". Os jardins frescos por onde alastra a luz ardente do Alentejo, a água límpida das fontes milagrosas, a simplicidade e sabedoria das suas gentes, testemunhas vivas de tradições seculares, são por si só uma promessa de tranquilidade e acolhimento.

     Castelo de Moura  Piscinas de Moura

     

      Confinado com o concelho de Barrancos e com a fronteira espanhola, a Herdade da Contenda (propriedade do município) constitui, com os seus 5 000 hectares, a maior reserva de veados existente em Portugal. As potencialidades cinegéticas e ambientais do concelho constituem, aliás, uma das suas maiores riquezas, ainda por explorar do ponto de vista turístico.

    O branco luminoso dos bairros antigos, a sobriedade majestosa do castelo e toda a riqueza arquitectónica de Igrejas e Conventos, são as manifestações de uma miscelânea de heranças culturais, entre as quais se destacam a Romana e Árabe, que marcaram profundamente o carácter desta terra no trabalho de campo, no rico artesanato e nos costumes como, de resto, nas lendas e tradições.

    Fortemente ligada ao passado, Moura não deixa de apostar no seu futuro: de olhos no Guadiana, que se espraia nas suas terras, a meio caminho de Lisboa e Sevilha, oferece alojamento de qualidade e animação turística diversificada. Com cerca de 16 500 habitantes, distribuídos pelas 8 freguesias, o concelho é hoje a promessa de uma estadia retemperadora.

    Jardim Dr. Santiago  Castelo de Moura


    O Concelho beneficia de importantes recursos hídricos subterrâneos que servem para abastecer a maior parte da população e proporcionam a exploração de águas minero-medicinais.

    Na gastronomia, Moura distingue-se pela qualidade do seu mel, queijo, vinho, azeite, pão e enchidos e, no artesanato, nas áreas do buínho, da cestaria e do ferro forjado.

    Desde as modas, às feiras grandes de Maio e Setembro, passando pelas festividades religiosas e outras como as Janeiras e o Carnaval, o concelho mantêm usos e costumes que remontam a tempos ancestrais.

     

     
                 
    Break - Momentos Fantásticos
    Baixo_Povoa_e_Helena
    ABCPP
    Alentoner, Consumíveis Informáticos
    Eperas
    Iskandar
    Alimentos Guadiana
    Manuel Coutinho - Oficina de Rep. Mecânicas
    DN Automóveis
    D&F Cerejo, Lda
    JC PNEUS - João Costa Unipessoal, Lda
    Hotel Passagem do Sol - Moura
    Herdade dos Coteis
    AMPEAI
    Luziana Noivas
    Câmara Municipal de Moura
    Inside Lisbon Guest House
    SPORTS4U, Animação Turistico - Desportiva, Lda
    Pastelinhos Safara
    Coloque a sua publicidade aqui
    Madeicor - Francisco Beirão